Se for para enumerar o que encanta turistas brasileiros e estrangeiros quando o assunto é beleza natural, as praias do litoral brasileiro aparecem no topo da lista. Lugares paradisíacos, muito sol e diversão, além de opções de cultura e gastronomia, conquistam a todos.
E um desses locais é Jericoacoara, que fica no nordeste do país e não foge à regra. Jijoca de Jericoacoara (ou Jeri, para os mais íntimos) é um dos destinos nacionais mais disputados do momento.
A praia de Jijoca já esteve entre as 10 mais bonitas do mundo e, ainda assim, o lugar mantém seu ritmo e a calmaria característica de uma antiga vila de pescadores, com rua de areia e pouca iluminação pública.
Neste post, mostraremos onde ficar em Jericoacoara, esse famoso município que fica a 300 quilômetros de Fortaleza. Vamos lá?
Opções de hospedagem
1. Luxo
Na categoria luxo, os estabelecimentos são considerados um tipo de acomodação de alto padrão, com muito conforto e serviços que são verdadeiros mimos. Normalmente, eles têm uma localização privilegiada, com muito contato com a natureza, e são afastados dos centros urbanos. Ideal para quem quer se desligar de tudo, não é mesmo?
Esse tipo de estabelecimento conta com uma estrutura muito exclusiva, com uma estrutura acolhedora e bastante confortável, de forma a entreter o hóspede durante toda a sua estadia, com alimentação no local, spa, alta gastronomia e diversas atividades para crianças e adultos.
Dessa forma, o visitante não tem a necessidade de sair do local para praticamente nada, ficando 100% do tempo entretido nas instalações. Em Jeri, esse tipo de estabelecimento estão muito próximos as praias e o hóspede conta com muitas mordomias.
Em Jeri há excelentes opções de acomodação desse tipo, como o Vila Kalango; Pousada Jeriba; Chili Beach; e Essenza.
2. Comfort
Tipo de estabelecimento que dispõe de estrutura muito confortável e conta com serviço de quarto e de recepção, além de atender às principais necessidades dos turistas. O serviço de limpeza garante que o lugar esteja sempre limpo e organizado.
A estrutura interna dos quartos costuma contar com mobiliário, telefone, frigobar e serviço de internet sem fio. Normalmente, esses estabelecimentos disponibilizam café da manhã e estacionamento, além de outras opções, como sauna, academia, piscina, bar ou traslados para passeios.
Entre algumas possibilidades desse tipo de empreendimento em Jericoacoara, estão: My Blue e Araxá.
Os preços desses estabelecimentos costumam ser mais em conta se comparado aos estabelecimentos de luxo. Ainda assim, é possível encontrar atendimento personalizado, fazendo com que o hóspede fique mais a vontade e se sinta mais confortável.
Assim como os estabelecimentos de luxo, os estabelecimentos confort também contam com uma classificação, que vai de uma a 5 estrelas. Em geral, elas ficam instaladas em pequenas cidades turísticas e dispõem de recepção, café da manhã bem caseiro e número limitado de quartos — por volta de 30 unidades e 90 leitos disponíveis.
Grande parte desses estabelecimentos fica situada em pequenas construções, como casas, chalés ou bangalôs, o que garante um charme à parte.
3. Econômica
Nesta categoria de hospedagem econômica, a principal característica desse tipo e que se diferencia dos tipos de estabelecimentos anteriores é a estrutura, pois eles contam com um espaço menor. Mas isso não quer dizer que o atendimento seja pior neste tipo de estabelecimento. Normalmente, o hóspede encontra um ambiente mais simples que as demais alternativas.
Há lugares em que o viajante pode dividir o quarto com outras pessoas, bem como compartilhar áreas como o banheiro. Dessa maneira, esta alternativa apresenta um custo menor em relação às outras formas de hospedagem.
Porém, vale destacar que alguns deles também contam com quartos e banheiros privativos. Normalmente, dentro de um estabelecimento, há essas duas possibilidades.
Mesmo com uma estrutura menor que os estabelecimentos de luxo e confort, os estabelecimentos econômicos geralmente possuem internet sem fio e quarto aconchegante. É possível até encontrar alguns locais que dispõem de piscina, bar e sauna, o que faz com que os hóspedes possam se relacionar.
Há opções para ficar em que o turista, sozinho ou em grupo, permanece em um local, normalmente com muito contato com a natureza.
Essa não é uma alternativa tão confortável quanto as demais, já que o viajante não tem a sua disposição uma estrutura que se compare com as outras categorias.
Porém, o custo da viagem fica mais em conta, e o visitante tem um contato mais direto com a praia e a natureza. E ter as estrelas como teto tem lá suas vantagens, concorda? Você pode acordar com o canto dos pássaros e ver o nascer (ou o pôr) do sol com uma vista de tirar o fôlego.
Em Jericoacoara, há boas opções para se hospedar, como: Jeri Village e Surfing Jeri.
Dicas para o passeio
Jeri é um dos destinos mais procurados no Brasil e no Nordeste por turistas estrangeiros e nacionais. Por ser uma vila pequena, grande parte das acomodações fica bem próxima das ruas do Forró, Santo Antônio e Principal.
Uma dica importante é atentar-se ao período de visita à cidade. Os preços das diárias costumam aumentar durante os meses de julho, agosto e setembro. Isso porque, nessa época, venta bastante na região, o que aumenta sua procura para a prática de kitesurf — principalmente nas proximidades da Praia do Preá, que fica a cerca de 30 minutos de Jeri.
Quem deseja viajar durante o verão também pode encontrar preços elevados, por conta da alta temporada. Já na baixa temporada, o viajante se depara com mais opções, podendo até mesmo escolher a acomodação quando chegar ao local.
É possível conseguir bons preços nos estabelecimentos durante, por exemplo, o outono. Jeri tem alternativas de restaurantes excelentes — com muitos frutos do mar e drinks à base de frutas —, praias exuberantes e vida noturna com bastante forró e MPB ao vivo.
Portanto, para aproveitar o melhor que esse lugar paradisíaco tem a oferecer, pesquise cuidadosamente, pois há diversas possibilidades para todos os bolsos e tipos de viajantes, indo das mais simples até as mais sofisticadas!
Gostou do nosso artigo sobre onde ficar em Jericoacoara? Deixe um comentário e nos conte o que achou!