A Semana Santa está chegando e, com ela, a possibilidade de planejar uma viagem para sair um pouco da rotina, descansar e conhecer lugares novos. Uma ótima maneira de aproveitar esse feriado é fazer uma viagem a Paraty, no Rio de Janeiro.
A cidade, além de proporcionar o contato direto com a história do Brasil e a cultura local, tem uma programação extensa e especial para esses dias, que certamente te possibilitará viver momentos inesquecíveis.
Confira, abaixo, alguns dos motivos para escolher esse município incrível como destino para a Semana Santa:
Uma viagem a Paraty na Semana Santa permite conhecer mais sobre a cultura do Brasil
Tradição católica
Paraty é uma das cidades históricas mais antigas do Brasil e, além da sua exuberante beleza natural, ela apresenta muito da arte e da cultura típicas do país. Por isso, se você se interessa por esses aspectos da história nacional, esse é o destino certo!
Esse município foi fundado ainda no século XVI e mantém, até hoje, muitos dos costumes do período colonial, além de objetos de arte sacra e belas construções por meio das quais é possível entrar em contato com a arquitetura que data da época de sua fundação.
Quando se trata das festas da Igreja Católica, a cidade fica ainda mais interessante. Por ser um município tradicionalmente católico, Paraty continua realizando, nos dias atuais, mais de 20 festas religiosas — cada uma com suas próprias características. Dentre as mais famosas estão a festa de Santa Rita, a Festa do Divino, Corpus Christi e as atividades da Semana Santa, claro.
Esculturas e imagens raras
Durante esse feriado, é permitido aos visitantes entrar em contato com esculturas e imagens raras, que não são vistas durante o resto do ano. Algumas delas, com mais de 300 anos de existência, ficam sob constante tutela do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) durante o resto do ano, no Museu de Arte Sacra do local.
Ótimos exemplos de imagens raras que podemos encontrar nesse período são os chamados Passos da Paixão, formados por 6 pequenos altares embutidos nas paredes de alguns prédios ao longo da cidade, que representam as etapas da Paixão de Cristo (lembrada durante a Semana Santa).
A tradição de vivenciar os Passos da Paixão é herdada de Portugal, que trouxe esse costume para o Brasil durante a colonização. Outras imagens sacras de grande valor que podem ser observadas apenas durante esse feriado são:
-
Nossa Senhora da Soledade, que possui cerca de 1,80 metro de altura;
-
Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores, que datam do século XVIII;
-
Uma grande escultura de Cristo Crucificado, também do século XVIII, de origem espanhola.
Poder admirar esses objetos raros de arte sacra e participar dos rituais religiosos que se originaram em tempos muito antigos, com certeza, fará com que você viva momentos incríveis e aproveite o feriado conhecendo um pouco mais da cultura, da história e da arte brasileiras.
As atrações dessa data propiciam experiências únicas e inesquecíveis
Muitas das comemorações, procissões e celebrações que acontecem na cidade de Paraty durante a Semana Santa tiveram suas origens nos séculos XVII e XVIII, representando, dessa forma, um museu vivo da história do nosso país.
Durante os dias de feriado — que vai desde a Quinta-Feira Santa até o Domingo de Páscoa —, é possível participar de diversas celebrações tradicionais e rituais que certamente farão sua viagem valer a pena!
Procissão do Fogaréu
Um dos momentos mais belos que você pode vivenciar durante a Semana Santa de Paraty é a Procissão do Fogaréu, realizada a partir da meia-noite de quinta-feira.
Ela conta com a participação dos fiéis, que andam pela cidade com tochas acesas, ao som de matracas (instrumentos musicais formados por tábuas de madeira e argolas, muito utilizados nas procissões católicas dessa época do ano).
O costume de, durante o ritual, desligarem as luzes dos postes da cidade traz um clima ainda mais místico, já que a única iluminação vem das tochas seguradas pelos próprios participantes. Essa é uma experiência inesquecível!
Procissão do Encontro e Benção do Fogo Novo
Outro momento famoso do feriado é a Procissão do Encontro, realizada na Sexta-Feira Santa. Nela, os participantes são convidados a andar pelas ruas da cidade para lembrar os 6 passos da Paixão de Cristo, representados pelos pequenos altares entalhados em diversas partes do local.
Além disso, no Sábado Santo você pode presenciar a Benção do Fogo Novo, que acontece na Capela das Dores, fundada no início do século XIX e localizada no belo centro histórico da cidade.
Proclamação da Páscoa e levantamento do mastro
Após esse ritual, acontece a procissão até a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, que data do século XVII, onde então ocorre a Proclamação da Páscoa.
Já no Domingo de Páscoa, a atração principal fica por conta do levantamento do mastro da Festa do Divino Espírito Santo, ao lado da Igreja Matriz. Ele é erguido após a procissão das bandeiras, na chamada Folia do Divino, cujo clima de festa e alegria atrai os turistas.
Essa tradição, que representa muito da identidade cultural do Brasil, marca o início da Festa do Divino, que acontece desde o século XVII e tem origem portuguesa, sendo considerada pelo IPHAN como Patrimônio Cultural do Brasil.
Outras atrações
Caso você não queria participar apenas de rituais religiosos, a cidade também apresenta, nessa data, diversas atrações que permitem entrar em contato com outros elementos da cultura brasileira.
É possível, por exemplo, aproveitar as atividades voltadas para o turismo ecológico, com passeios até as comunidades quilombolas e aldeias indígenas da região, ou, ainda, participar das mostras de cinema e visitar diversas exposições artísticas.
O extenso calendário de festas, procissões e atividades certamente fazem com que viajar para Paraty na Semana Santa seja uma experiência única e que vale a pena vivenciar ao menos uma vez na vida.
Participando das atrações que acontecem na cidade histórica durante essa época do ano, você terá a oportunidade única de conhecer um pouco mais sobre o Brasil e as diferentes tradições que podem ser encontradas em nosso país.
Gostou das nossas dicas? Então não se esqueça de deixar seu comentário e nos contar o que acha de programar uma viagem a Paraty!