Qual é a melhor época para ir a Paris?

Uma das cidades mais maravilhosas do mundo, Paris está, sem dúvidas, entre os destinos mais procurados por turistas de vários cantos do planeta. Suas esquinas charmosas e a vida cultural agitada inspiram pessoas a conhecer a capital francesa durante todo o ano. Mas qual é a melhor época para ir a Paris?

Trata-se de um local encantador, independentemente da época em que se viaja. Não há um período impróprio, mas também não há momentos perfeitos.

Neste artigo, vamos mostrar como é a cidade-luz nas diferentes estações do ano e qual o melhor momento para visitá-la, de acordo com seus objetivos e o roteiro de viagem. Confira:

Primavera e outono

Essas, certamente, são as épocas com temperaturas mais amenas para visitar Paris. Durante a primavera, a cidade fica florida e perfeita para casais passearem ao ar livre enquanto tiram belas fotografias às margens do Rio Sena. Mas se você é alérgico ao pólen, evite essa época do ano.

Os cafés parisienses ficam abertos e são excelentes opções para aquela pausa da tarde antes de continuar o passeio do dia. Aprecie um bom café com um macaron, clássico doce francês.

O outono é igualmente romântico na região. Os tons de amarelo cobrem a cidade e os passeios ao ar livre são bem agradáveis. Porém, esse período costuma ser um pouco mais frio do que a primavera. Portanto, não se esqueça de levar um casaco.

É possível que você encontre o céu coberto de nuvens cinzas. Mas isso não quer dizer que há chuvas fortes. Muito pelo contrário, pois nas duas estações é provável que haja chuviscos.

Verão

Os meses de julho e agosto são os mais quentes em Paris, com a temperatura na casa dos 25ºC (e podendo chegar até a 30ºC). Ainda assim, há a chance de aproveitar dias mais frescos, com termômetros registrando menos de 20ºC.

Mas em agosto acontecem as férias coletivas de muitos estabelecimentos e, assim, parte da população da cidade viaja para outros lugares. Dessa forma, além de ter bares e restaurantes fechados, o município fica menos com o semblante de Paris e mais com a cara de turistas.

Ainda assim, a região inteira fica em festa. As caminhadas também são agradáveis e não é raro que você se depare com algum festival de rua. Mas existem algumas desvantagens em visitar o local nessa época: as passagens aéreas e os hotéis costumam ficar com os preços mais elevados do que os habituais.

Com mais turistas circulando pelas ruas, provavelmente você também vai enfrentar longas filas para visitar as principais atrações, como a Torre Eiffel, o Museu do Louvre e a Basílica de Sacré Coeur.

Inverno

Durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, o inverno chega até a Europa, trazendo muito frio. Ao contrário dos países nórdicos, onde as temperaturas caem bastante (ficando inclusive abaixo de zero), em Paris os termômetros marcam entre 1ºC e 6ºC.

Se você estiver em busca de neve, o melhor é procurar outra cidade. Raramente ocorre esse fenômeno em Paris. É raro, mas não impossível. E quando há, o local fica absolutamente lindo e deslumbrante!

Ainda assim, os dias costumam ser mais curtos. Perto do meio da tarde, o município já vai ficando mais escuro, o que dá a impressão de que você pode estar curtindo mais a noite do que o dia. Para isso, se proteja bastante da temperatura.

Uma opção interessante é ficar hospedado em um estabelecimento com conforto e refugiar-se, aproveitando o spa. A vantagem de visitar a região no inverno é que os preços das passagens aéreas e dos hotéis costumam estar mais em conta se comparados com os das demais estações do ano.

E, apesar de mais dias cinzas do que o comum, a cidade e seus monumentos principais ficam inteiramente iluminados e festivos por conta do natal e do ano novo. Mas não espere por grandes festividades nas ruas.

Ao utilizar o metrô para se locomover pela capital francesa, prepare-se para ficar retirando e colocando seus casacos. Isso porque você entrará em um ambiente em que sentirá calor e, logo que chegar à rua, vai colocar todos os apetrechos contra o frio novamente!

Temperaturas durante o ano

Por conta de sua posição geográfica, Paris tem como característica um clima meio oceânico e continental. Geralmente, os verões são quentes e o inverno é bem frio para padrões brasileiros. A chuva está presente durante todo o ano, mas em geral são bem reduzidas em termos de volume.

Confira a temperatura e a quantidade de chuva em Paris nas diferentes estações:

Inverno

  • Dezembro: temperaturas entre 2°C e 7°C, com 50 mm de chuva.

  • Janeiro: temperaturas entre 1°C e 6°C, com 56 mm de chuva.

  • Fevereiro: temperaturas entre 1°C e 7°C, com 46 mm de chuva.

Primavera

  • Março: temperaturas entre 4°C e 12°C, com 35 mm de chuva.

  • Abril: temperaturas entre 6°C e 16°C, com 42 mm de chuva.

  • Maio: temperaturas entre 10°C e 20°C, com 57 mm de chuva.

Verão

  • Junho: temperaturas entre 13°C e 22°C, com 54 mm de chuva.

  • Julho: temperaturas entre 15°C e 25°C, com 63 mm de chuva.

  • Agosto: temperaturas entre 15°C e 25°C, com 43 mm de chuva.

Outono

  • Setembro: temperaturas entre 12°C e 21°C, com 55 mm de chuva.

  • Outubro: temperaturas entre 8°C e 16°C, com 50 mm de chuva.

  • Novembro: temperaturas entre 5°C e 10°C, com 51 mm de chuva.

Visitar Paris, em qualquer época do ano, tem prós e contras. Não há nenhum momento perfeito ou que não seja recomendado. Um bom meio termo é ir à cidade durante a primavera ou o outono, quando há temperaturas amenas, mas sem extremos de dias muito quentes ou frios.

Além disso, durante essas estações, o local costuma estar menos cheio e mais barato do que no verão. Os preços geralmente são melhores no inverno, mas, em contrapartida, os dias são mais curtos e os passeios a pé podem ficar comprometidos.

Gostou de saber mais sobre a melhor época para ir a Paris? Então entre em contato conosco e saiba mais informações sobre esse e outros destinos!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.