O que fazer em Fernando de Noronha? Descubra aqui!

Um dos destinos mais exuberantes do Brasil e do Mundo, o arquipélago de Fernando de Noronha abriga encantos que surpreendem qualquer turista. As praias cinematográficas, águas cristalinas e natureza super preservada são de cair o queixo.

Pertencente ao estado de Pernambuco, Noronha é formada por nada menos que 21 ilhas que atraem turistas do mundo inteiro. À primeira vista, pode parecer uma viagem com poucas opções, em que tudo se resume à praia. Porém, as atrações que o arquipélago oferece vão muito além disso e você certamente vai se impressionar!

Se você está programando suas próximas férias e ainda não sabe ao certo o que fazer em Fernando de Noronha, separamos as atrações e passeios mais imperdíveis para você começar a montar o roteiro da sua viagem. Acompanhe!

Fazer um passeio de buggy

Essa é a primeira opção da nossa lista por ser uma atividade que te permite conhecer, por alto, os pontos mais famosos da ilha. É claro que há lugares que são acessíveis apenas por trilhas ― e são maravilhosos! ―, mas o passeio de buggy é ideal para o primeiro dia em Noronha.

A rota leva um dia inteiro: geralmente começa cedo (8h) e só termina ao pôr do sol, passando pelos principais pontos e praias e chegando ao mirante do Boldró. Em cada parada, é possível descer, mergulhar e curtir um pouco de cada lugar. É uma ótima forma de ter uma primeira impressão e analisar quais as praias serão visitadas nos próximos dias, em qual você deseja voltar ou não.

Há, também, a opção de fazer o passeio de pick up. O valor médio, por pessoa, é de R$100.

Mergulhar

Certamente essa é uma das atrações mais famosas da ilha, e não é por acaso. As águas de Noronha são transparentes, a temperatura é considerada ideal, a fauna é riquíssima e muito preservada. Tudo isso torna o mergulho ainda mais incrível.

Para os experientes, saibam que a visibilidade nos períodos mais propícios (de agosto a novembro), chegam a 50 metros na horizontal. Mas se você nunca mergulhou, não desanime. Há a opção do mergulho chamado “batismo”, no qual um instrutor acompanha o aluno, e é possível nadar com tartarugas, peixes coloridos e muitos outros.

Para quem prefere uma opção mais simples e mais acessível, saiba que o mergulho de snorkel (flutuação) também permite uma experiência única, afinal, como dissemos, a visibilidade é ótima e vida marinha é muito rica, mesmo que vista “de cima”.

Ver o pôr do sol na Baía do Sancho

Depois de ir uma vez, você, provavelmente, não se contentará em passar apenas uma tarde nessa, que já foi eleita a praia mais bela do mundo! Isso mesmo, do mundo!

A Baía é totalmente preservada, inclusive, não há opções de alimentação. Portanto, previna-se. E por ser tão preservada, seu acesso também é um pouco restrito. Ou pelo mar, ou por “algumas escadas”.

São dois lances: o primeiro, é por dentro de uma rocha ― que pode causar um certo medo ou receio, mas é super seguro ― e o segundo, uma escadaria natural que te levará à praia. Não precisamos falar o tamanho da beleza do pôr do sol nesse lugar, concorda?

Conhecer o Projeto Tamar

A essa altura você, provavelmente já sabe, que as tartarugas são abundantes em Noronha. Muito disso se deve ao Projeto Tamar, que atua na busca pela preservação de espécies de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção.

Na cidade está situado o Museu Aberto da Tartaruga Marinha do Projeto Tamar, onde é possível conhecer um pouco mais sobre a vida das diferentes espécies, saber quais são as principais ameaças à manutenção delas e, claro, ficar por dentro de todas as iniciativas do projeto para a conservação dessa fauna.

O Projeto Tamar promove, ainda, algumas palestras com pesquisadores, os temas variam bastante e são muito interessantes.

Para quem vai visitar Noronha entre os meses de Março e Julho, não deixe de ver o espetáculo chamado “abertura do ninho”. Trata-se do primeiro encontro dos filhotes de tartaruga com o mar. Realmente imperdível!

Arriscar-se com os tubarões no Atalaia

A Praia do Atalaia também possui acesso restrito mas, nesse caso, até o número de visitantes diários é controlado. Portanto, é preciso agendar o passeio. Mas, assim como os demais, vale a pena.

O local é recheado de corais que, na maré baixa, forma piscinas naturais, onde é possível nadar com os peixes, polvos e até mesmo ― acredite! ― filhotes de tubarão! Uma experiência certamente única e inesquecível.

Portanto, prepare os óculos, o snorkel e aventure-se nas águas do Atalaia.

Admirar os golfinhos

Com uma sensação oposta à de aventura do tópico anterior, a experiência de admirar os golfinhos na Baía que leva este nome também será inesquecível, mas pelo encantamento, beleza e delicadeza.

Você terá que acordar cedo ― o horário ideal é entre 6h e 7h30 ― para chegar ao mirante da Baía dos Golfinhos e assistir ao espetáculo. Se possível, leve um binóculo, pois você só conseguirá ver de longe.

Porém, há a opção de fazer um passeio de barco e, aí sim, admirá-los bem de pertinho, pois os bichinhos costumam acompanhar as embarcações.

Há, ainda, a Baía dos Porcos, considerada uma das mais belas praias do local, a praia da Cacimba do Padre, ponto de encontro dos turistas, o clássico Morro Dois Irmãos, etc. Enfim, se você estava sem saber o que fazer em Fernando de Noronha, certamente agora não está mais. Provavelmente, você deve estar perdido em meio a tantas opções, certo?

Atrações encantadoras não faltam por lá, afinal, não é por acaso que o arquipélago se tornou um dos destinos mais procurados do Brasil, certo? Mas se você se programar, conseguirá desfrutar de cada passeio, curtir cada momento e aproveitar tudo de melhor que cada atração oferece. E se não conseguir conhecer tudo, que tal programar uma volta a esse paraíso chamado Noronha?

Gostou das opções que separamos para você? Já sabe o que fazer em Fernando de Noronha? Compartilhe com a gente qual opção não pode faltar no seu roteiro! Deixe um comentário!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.