Você já ouviu falar no turismo de experiência? Conheça essa nova tendência!

voce-ja-ouviu-falar-no-turismo-de-experiencia-conheca-essa-nova-tendencia.jpeg

Que viajar é bom todo mundo sabe. Mas nem todos já puderam ir além e ter acesso a atrações pouco divulgadas — ou que fujam do tradicional. E você, já conhece o turismo de experiência?

Se a sua resposta para a pergunta acima é negativa, não se preocupe. No artigo de hoje, vamos te contar tudo sobre essa tendência entre os viajantes. Confira!

Saiba o que é o turismo de experiência

Sabe aquela peça de barro que, provavelmente, você já viu sendo vendida em alguma lojinha como souvenir e pensou em comprar para adornar sua sala? Que tal ir até o local onde se produz essa peça, ver e até mesmo fazer um exemplar?

Esse é o turismo de experiência. Com o objetivo de proporcionar vivências únicas e fazer com que o turista desfrute ao máximo sua estadia em um destino, a ideia é proporcionar o acesso e a participação de forma efetiva nos costumes e nas tradições de moradores locais. Dessa forma, é possível fugir do roteiro de viagem tradicional.

Por último, o turismo de experiência não se trata necessariamente de destinos pouco conhecidos. É possível ter vivências enriquecedoras em qualquer cidade, dos lugares mais famosos até os mais longínquos ou inóspitos. Assim, o viajante tem contato com comunidades locais e aprende novas atividades.

Veja como funciona esse tipo de turismo

Como a proposta é permitir que o turista se sinta um verdadeiro local, as agências de turismo estão cada vez mais pesquisando opções diferentes e que possam fazer com que a viagem seja única.

Portanto, você deve se perguntar: “o que eu gosto de fazer na minha cidade”? Esse pensamento se difere, por exemplo, do “para qual destino eu gostaria de ir”? Com essa definição, em primeiro lugar você pode pesquisar nas agências de viagens as opções de pacotes que mais se encaixam no seu gosto pessoal.

A companhia certamente vai propor algumas alternativas, independente do destino. Muitas vezes, é possível que você nem estivesse considerando uma determinada cidade, mas depois, com a informação sobre as atividades locais em mãos, já passe a cogitar a viagem.

Conheça lugares fora do eixo turístico

Imagine que você esteja com uma viagem marcada para o Rio de Janeiro. Obviamente, o que vem à cabeça são as atrações mais conhecidas, como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e as belíssimas praias cariocas.

E que tal conhecer, por exemplo, as Ilhas Cagarras e fazer um mergulho por lá? Ou, ainda, tirar um dia para fazer um bate-volta até a cidade de Petrópolis e jantar o cardápio da Família Imperial Brasileira?

Veja alguns exemplos de experiências

O turismo de experiência proporciona vivências que você muito provavelmente jamais vai esquecer. Já imaginou dormir em uma aldeia indígena no meio da Amazônia ou ver de perto rituais de tribos africanas?

Outros exemplos a serem destacados são: em uma vinícola, acompanhar de perto cada etapa da produção de um vinho, passando pela colheita da uva até o engarrafamento da bebida; ver a colheita de açaí em Belém do Pará ou ter aulas sobre como preparar um ceviche no Peru.

Você também pode ir para o outro lado do mundo e andar de caiaque na Tailândia e, por último, cuidar de filhotes de tigres em parques na África do Sul.

O melhor de tudo é que, independentemente do destino ou da experiência, é possível que você tenha acesso a isso em uma viagem sozinha, em casal, com a família, ou mesmo em grupos. E também não há idade para esse tipo de viagem. Você pode vivenciar diferentes experiências em qualquer etapa da vida!

4x4

Saiba quais as vantagens desse tipo de viagem

Já se imaginou dirigindo uma Ferrari autêntica em estradas italianas? Para muitas pessoas, isso pode parecer um sonho ou algo muito inatingível. E, graças ao turismo de experiência, essa atividade é possível de ser realizada sem a necessidade de morar no local ou comprar um carro de luxo.

Mas as experiências não precisam ser necessariamente de alto luxo. Evidentemente, as agências estão preparadas para oferecer estrutura, segurança e conforto durante toda a estadia.

Portanto, é possível ter experiências mais simples e modestas. Ou seja: para cada tipo de viagem e de pacote, existe um preço diferenciado. Há viagens que podem custar cerca de R$ 3 mil, como também existem opções que chegam a quase R$ 100 mil. Tudo vai depender do gosto e do perfil do viajante.

Além disso, a vivência em outra cidade não anula o roteiro tradicional. Isso significa que é possível fazer uma viagem que misture diversas atividades. Assim, você pode conhecer todos os pontos turísticos tradicionais e também atrações que sejam verdadeiras imersões na cultura local.

Aprecie experiências no Brasil

O turismo de experiência já é tendência em muitos países do mundo. E aqui no Brasil não poderia ser diferente. Há destinos como Bonito, no Mato Grosso do Sul, onde não basta apenas visitar cachoeiras e trilhas. O turista também pode participar, por exemplo, do cultivo de uma horta.

As atrações nacionais não são apenas para os brasileiros. Há também muitos estrangeiros em busca de vivências em cidades como o Rio de Janeiro, onde os turistas podem dormir dentro de favelas. Também há turismo de experiência no Amazonas e em cidades de Minas Gerais, como Ouro Preto.Tenha acesso a informações com profissionais

DSCF0633

Além de ter contato com a cultura local, já imaginou ter alguém que entenda de tudo ao seu lado? Se você estiver na Grécia ou no Egito, visitando ruínas, templos e pirâmides, que tal contar com o suporte de um arqueólogo?

E o que você acha de ir a um museu acompanhado de um artista? Você terá acesso a sensações que muito provavelmente irão além das informações passadas pelos guias.

Certamente, o turismo de experiência vem se consolidando nas agências de viagem como uma excelente forma de proporcionar viagens únicas e inesquecíveis aos turistas.

Gostou de saber mais sobre o turismo de experiência? Então entre em contato conosco e tenha acesso aos nossos serviços e pacotes diferenciados, oferecidos de acordo com o seu perfil!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.