Viagem para o Pantanal: vale a pena viver essa experiência?

Você já pensou em fazer uma viagem para o Pantanal? Se isso já faz parte dos seus planos, não perca tempo e vá o quanto antes! Se você ainda não está convencido de que esse destino é realmente espetacular, vamos apresentar, no artigo de hoje, alguns motivos que comprovam que vale a pena viver essa experiência.

Antes de mais nada, vale conhecer algumas informações sobre o Pantanal. Ele é uma das maiores planícies inundáveis do mundo: são mais de 210 mil quilômetros quadrados, divididos entre o lado norte e o sul. Por essa região, o que vai determinar se a predominância dos passeios é por terra ou por água são as chuvas.

O período de seca é de abril a setembro. Fora desses meses a água toma conta e vem revigorar a paisagem com mais vida e verde. Pronto! Feitas as primeiras apresentações, vamos aos pontos de interesse que vão te convencer a visitar essas terras. Confira!

Curtir as belas fazendas para ter contato com a natureza

O Pantanal é uma área de natureza preservada, com mata virgem e animais selvagens. Para sentir com mais intensidade e proximidade toda a exuberância local, a melhor alternativa é se hospedar em alguma das belas fazendas da região.

As propriedades possuem boa estrutura para receber os visitantes com muito conforto e charme rústico, que deixam a experiência ainda mais interessante. Além disso, as fazendas organizam passeios para as principais atividades da região, como pescas, observação de pássaros e cavalgadas.

Observar de perto muitos animais

A fauna no Pantanal é muito rica e variada. Esse pedaço do Brasil é o habitat de inúmeros animais de grande porte, como a onça-pintada, os jacarés e os lagartos, que podem chegar até a 2,50 metros de comprimento.

As aves também são presenças marcantes na região. Entre elas, o destaque é o Tuiuiú, que é o símbolo do Pantanal e chega a alcançar até 1,60 metro de altura. A arara-azul e muitas outras aves exuberantes sobrevoam os céus pantaneiros.

Os turistas podem acompanhar essa diversidade de muito perto: para isso basta embarcar em um safári fotográfico para observação de animais. Todos a bordo de um veículo 4X4 percorrem longas distâncias em busca dos melhores ângulos de capivaras, jacaré, tucanos, araras e muitos outros que podem surgir no meio caminho.

O período de seca é o mais indicado para observação de animais e também é quando aumentam as possibilidades de ver uma onça-pintada, que se aproxima da beira dos rios à procura de água. Apesar da grande expectativa dos visitantes por esse animal, é bastante raro um encontro, pois ele prefere ficar sozinho e é um tanto antissocial.

Percorrer de barco imensos rios

Durante a fase das cheias é o melhor momento para fazer passeios de barco. As embarcações percorrem longas distâncias e durante o percurso é possível observar algumas das mais de 250 espécies de peixes. Entre eles o destaque fica por conta das piranhas e dos dourados.

Há até mesmo opções para quem deseja praticar pesca de piranha. Outra opção pelas águas é observar um belo pôr do sol a bordo de uma canoa. O espelho formado pela água deixa a experiência ainda mais bonita e bucólica.

Percorrer a Rodovia Transpantaneira

A Rodovia Transpantaneira, apesar de ter mais de 140 km de extensão, não é uma estrada igual a muitas que conhecemos no Brasil. Sem asfalto, trata-se um caminho longo e de terra, que leva a diversas fazendas locais para hospedagens.

Percorrê-la não se trata apenas de um mero meio de acesso aos destinos escolhidos, mas é uma oportunidade de viver a exuberância local e cruzar com jacarés, macacos, aves, capivaras, antas e muitos outros animais pelo caminho. Ou seja, a diversão já começa por aí.

Ao longo do trajeto existem mais de 120 pontes, sendo que a maioria é de madeira, gerando uma sensação de aventura e emoção mais intensa. O final da Transpantaneira é a parte mais selvagem, já no município de Pedro Jofre — também é por ali que você terá as maiores chances de observar uma onça-pintada.

Cavalgar e acompanhar comitivas

Outra experiência que faz valer a viagem é a possibilidade de cavalgar e até mesmo acompanhar comitivas como um legítimo pantaneiro. Os vastos campos são mais do que ideais para a atividade.

Há alternativas mais simples e tranquilas para quem nunca montou a cavalo, porém deseja viver essa experiência. Não há o que temer, os guias que acompanham os passeios são preparados para atender ao público inexperiente.

Para quem deseja efetivamente mergulhar no mundo do Pantanal, a dica é acompanhar uma comitiva, que são os peões responsáveis por conduzir os bois ao longo do dia por aquelas terras.

Nesse caso, é preciso reservar um dia inteiro para atividade, que, a propósito, começa logo ao amanhecer. Além dessas, há ainda opções de cavalgada que duram até mesmo oito dias seguidos.

Provar a rica culinária pantaneira

Além dos passeios, das aventuras e do contato com a natureza, fazer uma viagem para Pantanal é o momento para provar uma culinária rica, diversificada e muita saborosa. Os pratos têm nomes que soam um tanto diferente aos ouvidos dos forasteiros. No entanto, ao conhecê-los, todo o receio fica de lado.

Entre as diversas opções vale destacar o caribéu, que é um ensopado de carne seca com mandioca. O quebra-torto é o café das manhãs dos peões — ele é, inclusive, é servido para quem sai nas comitivas logo ao amanhecer que citamos no item anterior — e trata-se de uma refeição reforçada, à base de arroz de carreteiro.

Com tanta diversidade de peixes, eles não poderiam ficar de fora da tradicional culinária. O caldo de piranha é um clássico local e não pode faltar nas refeições. No entanto, o mais desejado e aguardado da gastronomia local é o famoso churrasco pantaneiro.

Geralmente, ele é servido à noite e acompanhado das histórias e “causos” regionais — tudo isso ao som de moda de viola. Esse é um momento maravilhoso para viver uma verdadeira imersão na cultura local!

E então? Ficou convencido de que fazer uma viagem para o Pantanal é uma experiência incrível? Aproveite para entrar em contato com a Exclusivos e contar com o apoio de uma agência de viagens especializada na região!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.