Viagem para nordeste do Brasil: 5 destinos que você precisa conhecer

Fazer uma viagem para o nordeste do Brasil é ter a certeza de aproveitar cenários paradisíacos, tempo aberto o ano inteiro, estar em contato com uma cultura muito criativa e animada, ou seja, é garantia de dias divertidos e repletos de atividades.

Se você já está planejando um destino para as próximas férias, acompanhe algumas sugestões que preparamos — a única dificuldade vai decidir qual lugar conhecer primeiro.

1. Fortaleza: um dos melhores destinos de viagem para o nordeste do Brasil

Fortaleza, a capital do Ceará, é um dos destinos mais procurados no Brasil. O motivo é simples: a cidade oferece muitas atividades, tem beleza natural e é ponto de partida para outros destinos como Jericoacoara e Canoa Quebrada, sem falar do clima propício para curtir a praia o ano inteiro e um ventinho constante que deixa o ambiente mais agradável.

A Avenida Beira-Mar é onde está concentrada a maior parte dos serviços da cidade, como hotéis, restaurantes e bares. São 10 quilômetros de extensão que ligam as praias de Iracema, Mucuripe e Meireles. Ao longo do calçadão, é possível fazer caminhadas ou degustar a culinária local, que tem como base frutos do mar como camarão, lagosta e diferentes peixes, entre outras atrações.

Entre as praias mais procuradas, o destaque é a Praia do Futuro, que, além de boa qualidade da água para mergulho, tem uma estrutura de serviços invejável que não é encontrada em outros locais do país. São as chamadas “megabarracas”.

Chamar de barraca de praia é uma mera formalidade, pois, na verdade, são verdadeiros clubes. Em algumas delas, é possível encontrar piscinas, playground e até mesmo ambiente climatizado. É uma experiência bem interessante para quem gosta de conforto em destinos praianos.

2. Jericoacoara: entre as melhores praias do Brasil

Jericoacoara ou apenas Jeri, como é carinhosamente chamada, é um vilarejo de pescadores localizado a cerca de 300 quilômetros de Fortaleza. O acesso à região é feito apenas por veículos com tração 4 x 4, mas saiba que isso não é motivo para desanimar. Na verdade, é para motivar mais ainda a visitar esse paraíso. Isso porque, essa dificuldade de acesso faz com que Jeri seja mais tranquila e garanta certa exclusividade.

Além disso, a área foi transformada em Parque Nacional, em 2002, o que garante proteção das riquezas naturais locais. Quem chega até lá, encontra praias e lagoas de águas cristalinas e dunas douradas.

A propósito, um dos destaques da região é a duna do pôr do sol, que recebe, no final do dia, dezenas de visitantes para o ver o espetáculo do sol mergulhar no mar. Um verdadeiro show de cores toma conta do ambiente, sob aplausos dos espectadores.

Mas, antes do sol se despedir, há muito o que aproveitar ao longo do dia. As praias estão entre as melhores do Brasil, com águas tranquilas, muito clarinhas e com um charme que é símbolo de Jeri: as redes instaladas dentro do mar.

As lagoas são outros pontos que merecem uma visita:

  • A Lagoa Azul, mais simples, com jeito mais rústico.
  • A Lagoa do Paraíso, que tem estrutura mais ampla, com pousadas e diversos restaurantes.

Para quem gosta de um pouco de emoção e aventura, a dica é fazer um passeio de buggy pela região: essa é uma forma de conhecer os mais variados locais.

3. Canoa Quebrada: mar verde emoldurado por falésias coloridas

Canoa Quebrada está localizada a cerca de 170 quilômetros de Fortaleza e pertence ao município de Aracati. Essa praia é uma verdadeira profusão de cores e o mar tem água verde clarinha, sendo emoldurado por um paredão de falésias multicoloridas que formam um cenário capaz de encantar qualquer visitante.

A faixa de areia é bem extensa e tem grandes barracas que oferecem serviços a todos os tipos de visitantes; basta escolher a sua preferida para aproveitar o dia, mas além de curtir a praia há outras atividades para os turistas.

Os mais radicais podem praticar kitesurf, paraglider e windsurf. Já, para quem deseja conhecer outros pontos da região, a dica é fazer um passeio de buggy. Há diversos roteiros, como o que vai até a divisa com o estado do Rio Grande do Norte, e o interessante desse é observar a variação de cores das falésias. Mas há vários outros, que percorrem dunas, lagoas e passam pelo encontro do Rio Jaguaribe com o mar.

Quando a noite chega em Canoa Quebrada, o que não falta é diversão. A Rua Dragão do Mar é onde estão centralizados os mais badalados restaurantes, bares e lojinhas de artesanato. Por ali, também há diversas pousadas bem aconchegantes, muitas delas pertencem a estrangeiros que adotaram esse cantinho cearense como sua casa.

4. Deserto dos Lençóis: um lugar único no mundo

O Deserto dos Lençóis, no estado do Maranhão, é um lugar único do mundo, e isso não é um exagero. Qual outro lugar do planeta Terra é um deserto de areia, com diversas piscinas naturais? Realmente, não existe concorrente.

Os visitantes que chegam à região ficam intrigados com que veem e muitos demoram um pouco para entender a paisagem que está diante dos seus olhos.

Mas, a verdade é que, no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, é possível dar um mergulho em límpidas piscinas que estão rodeadas de incríveis dunas. Esse paraíso está localizado a cerca de 260 quilômetros da capital do estado, São Luís.

Para quem deseja visitá-lo, há muitas opções de hotéis, pousadas e resorts em Barreirinhas, que é de onde saem os passeios para os desertos dos lençóis. Esse é um destino que vale muito a pena conhecer, pela beleza natural e por ser um local único.

5. Rota das emoções: destinos para os amantes da natureza

A rota das emoções é um roteiro que abrange três estados do Nordeste: Ceará, Piauí e Maranhão. Ao longo do percurso, é possível conhecer locais de intensa beleza natural. Os destaques são:

  • O Parque Nacional de Jericoacoara (CE);
  • A Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI);
  • O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA).

Além desses destinos já consagrados do turismo brasileiro, durante a viagem, a rota passa por vilarejos rústicos, onde dificilmente alguém chegaria sem uma indicação. A proposta da rota das emoções é oferecer conhecimento e acesso à cultura local, proporcionando uma experiência em ecoturismo e, tudo isso, com algumas doses de aventura e emoção aos viajantes.

Ao longo do percurso, há contato com cenários paradisíacos, belas praias e lagoas, além de reservas ambientais. Em cada parada, a ideia é aproveitar o melhor que cada local tem a oferecer.

O ponto de início e fim fica a critério do turista: pode-se começar em Fortaleza e ir até São Luís ou o contrário. Seja qual for a decisão, há garantia de passar por todos os melhores destinos.

Além disso, outro ponto que garante a emoção: é o meio de transporte utilizado. Em geral, são veículos 4 x 4, pois, em diversos momentos, há trechos de terra. Esse é um roteiro que ainda está sendo descoberto pelos turistas, mas quem já percorreu aprova, recomenda e deseja voltar.

Então, o que você achou das nossas dicas? Topa se aventurar em uma viagem para o Nordeste do Brasil? Já conhece algum desses destinos ou gostaria de visitar? Compartilhe conosco nos comentários!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.