Saiba como escolher uma agência de viagens

Viajar é uma delícia, mas também pode acabar sendo muito trabalhoso. É preciso reservar hotel, comprar passagens, pesquisar os melhores passeios, acompanhar os preços. Ufa! São tantos detalhes para poder aproveitar ao máximo a sua viagem que, se você não tiver tempo disponível para isso, pode acabar sendo um grande problema. Por esse motivo, muitas pessoas resolvem organizar suas férias por meio de uma agência de viagens.

Por um lado é ótimo, afinal, você só precisa basicamente escolher o seu destino e o tipo de pacote que deseja e a agência fica com todo o resto do trabalho. Porém, é preciso ter muita atenção ao decidir por qual agência você vai querer viajar para não acabar em cilada.

Confira algumas dicas que irão te ajudar a escolher a melhor opção para você!

Certifique-se de que terá atendimento quando necessário

Informe-se dos horários de atendimento da agência e prefira a que te der uma cobertura melhor de horário. É muito importante que você possa ter acesso a um atendimento sempre quando for necessário, não só nos horários comerciais. Imagine se você estiver em um outro país em fuso diferente, por exemplo. Pode ser bem difícil conseguir o contato em um horário convencional.

Além disso, você não pode correr o risco de perder momentos de sua viagem por ter de esperar o melhor horário para contactar a agência e resolver alguma situação.

Busque uma agência que se adeque ao seu estilo de viagem

As agências maiores costumam oferecer pacotes para uma grande quantidade de destinos. Por terem bastante demanda, muitas vezes conseguem oferecer preços bastante competitivos em relação à sua concorrência. Fazer a opção por esse tipo de agência pode ser uma boa ideia para economizar uma grana, caso a viagem seja para algum lugar bastante visitado, já tradicional.

Porém, caso você tenha em mente um destino mais exótico ou um estilo de viagem mais específico, como por exemplo turismo ecológico, turismo de aventura, de esportes radicais, pode ser mais interessante escolher uma agência menor e especializada nesse estilo.

Provavelmente, você pagará um pouco a mais por isso, mas nesse caso vale a pena, já que uma agência especializada pode te fornecer dicas importantes, além de uma maior flexibilidade na montagem do seu roteiro.

Analise a opinião de clientes anteriores da agência de viagens

Sempre verifique algumas referências para garantir a qualidade do serviço que você pretende contratar. Busque algum conhecido que tenha usado o serviço e que possa te passar um feedback de confiança. Caso não encontre alguém, de todo modo, faça uma busca na internet verificando o que falam sobre a agência e a experiência que tiverem ao usar seus serviços.

Faça uma busca no Google com o nome da empresa e veja quais links você encontra. Entre na fan page do Facebook e veja os comentários por lá, converse com as pessoas que deixaram os comentários, mesmo que desconhecidas, e pergunte as impressões delas. As pessoas são mais propensas a ajudar do que a gente imagina.

Alguns sites interessantes de se investigar é o site do Procon e o Reclame Aqui. Use-os para averiguar se há reclamações sobre a empresa, se elas são atendidas, de quais tipos elas são. Tudo isso vai te ajudar a tomar uma decisão mais acertada.

Ateste a legalidade e qualidade da agência

É importante verificar se as agências estão operando legalmente, para não cair em furada. Para isso, se for em loja física, verifique os quadros nas paredes em busca das licenças de funcionamento. Caso seja um site, que por não ser tão conhecido você esteja sem confiança, verifique se a agência está cadastrada no site do Ministério do Turismo. Isso atesta que ela tem autorização para funcionar.

Além disso, sempre procure verificar se a agência possui algum prêmio que possa te trazer mais confiança e, caso a compra seja feita online, também verifique se o site possui os certificados de segurança. Esses certificados normalmente se localizam no rodapé do site.

Preze pela agência de viagens mais transparente

Busque a empresa em que todas as informações são claras e organizadas. Se estiver pensando em fechar um pacote completo, saiba exatamente o custo de cada item que está incluído. Não aceite um preço fechado em que você não consiga distinguir o que está pagando. Isso vai te ajudar a comparar o preço com ofertas de outras agências, além de facilitar uma possível reclamação ou um estorno, caso aconteça algum problema.

Verifique também bem atentamente o contrato que você deverá assinar, para saber exatamente quais são os seus direitos e obrigações. Fique atento, principalmente, quanto ao que acontece em caso de desistência, doença, alteração de datas, cancelamento de voos, entre outros. Opte pela agência que dê uma certa flexibilidade caso ocorra algum desses imprevistos e que não deixe a responsabilidade sempre em cima de você.

Verifique o quanto se preocupam com a sua segurança

Não deixe de verificar o que a agência pode fazer quanto à sua segurança na viagem. Coisas simples como o translado aeroporto – hotel e um guia local já podem facilitar bastante sua vida e te prevenir de cair em uma furada, como se perder, por exemplo.

Um outro ponto importante a se observar é se a empresa inclui um seguro de viagem em seus pacotes. Esse é um excelente meio de se esquivar de imprevistos, garantindo assistência em caso de extravio de bagagem, voos cancelados, tratamentos médicos, entre outros. Fora que, para se viajar para alguns países, ele é inclusive obrigatório.

Essas foram algumas dicas úteis para você conseguir tomar uma decisão mais acertada e, assim, escolher a agência de viagens que melhor atenda à sua necessidade. A primeira vista pode parecer um pouco exagerado, porém, todo cuidado é pouco para quem quer ter uma viagem tranquila e segura.

Mas, se você já está cansado só de pensar em ter que fazer toda essa busca, proponho que nos conheça primeiro e verifique se estamos de acordo com nossas dicas. Nós, da a&a, tour oferecemos pacotes de viagens privativos e personalizados que certamente podem te atender. Entre em contato conosco e conheça os nossos serviços!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.