Previsão do tempo em Paraty: quando ir às praias?

Paraty com certeza figura na lista dos lugares mais encantadores que existem no Brasil. Localizada no litoral sul do Rio de Janeiro, essa cidade é cheia de charme e tem muitos atrativos para quem pretende conhecê-la.

Além das praias paradisíacas, o município é recheado de detalhes interessantes que merecem ser explorados. A vasta cultura, a gastronomia, a arquitetura e, principalmente, sua natureza estão entre eles.

Quer saber mais sobre a cidade? Continue lendo e descubra as principais atrações desse destino maravilhoso, além de conferir a previsão do tempo em Paraty para programar a sua viagem. Vamos lá?

Quais são os meses de alta temporada?

Paraty tem atrações para todos os gostos. Dizem que quem conhece a região sempre quer voltar. Os períodos que marcam a alta temporada são as férias escolares, os feriados prolongados e a Feira Literária Internacional de Paraty.

Os meses entre dezembro e março são os que a cidade mais recebe turistas. Os visitantes vão de todos os lados do mundo, atraídos pelas belas praias e pelos bons restaurantes — além, é claro, da vasta cultura histórica presente em todos os cantos do local.

Nessa época também acontece a Folia de Reis, uma das mais conhecidas festas de Paraty. Nela, um grupo de músicos percorre as ruas da cidade, visitando as casas e cantando o nascimento de Jesus.

Mantém-se, assim, a tradição portuguesa trazida pelos colonizadores. Para quem gosta de movimento, esse é o período e a estação em que a região recebe o maior número de turistas.

No quesito praias, Paraty possui cerca de 60 — além das 65 ilhas. Trindade, algumas no Saco do Mamanguá e a Praia do Sono são apenas algumas delas. Esses locais são exatamente o que você precisa se o seu objetivo é uma viagem relaxante, principalmente por não serem tão cheios e nem carregarem aquele aspecto urbano.

Mas, claro, para conhecer tudo o que Paraty pode lhe proporcionar, você não pode deixar de conferir a previsão do tempo. Isso porque, mesmo no verão, os meses entre novembro e março são os que mais registram chuvas.

E é claro que os preços sobem na alta temporada, como em qualquer destino turístico. Porém, para quem gosta de movimento e temperatura mais alta, essa é a melhor época.

Quando é a baixa temporada?

De abril a julho e de agosto a novembro, especialmente, há uma menor circulação de turistas. É possível, dessa forma, encontrar preços mais baixos nas pousadas.

Nesses períodos, as chuvas ainda não chegaram e a cidade fica mais calma. Apesar disso, ainda há vários eventos legais para você curtir.

Veja em quais meses acontecem as principais festividades:

  • maio: Bourbon Festival Paraty, festival de jazz;
  • junho: Festival do Camarão;
  • agosto: Festival da Cachaça;
  • setembro: Paraty em Foco;
  • novembro: Festival Gastronômico.

Por que ir para Paraty no inverno?

O inverno é a estação mais seca em Paraty. Para quem gosta das baixas temperaturas, trata-se de uma época muito convidativa, ainda mais por ser quando ocorre a FLIP.

Um dos eventos mais conhecidos do local, sem sombra de dúvidas, é a Feira Literária Internacional de Paraty. Nessa atração, reúnem-se escritores, estudiosos e apreciadores da literatura.

Com esse movimento todo, a cidade volta a ficar cheia, sendo que os valores com alimentação e hospedagem sobem um pouco. Por isso, se o seu objetivo é justamente conhecer a FLIP, reserve seu hotel com antecedência para não ficar sem.

Tirando o período em que ocorre a feira, os preços são bem convidativos para passear pela região no inverno.

E para quem gosta de natureza?

Para quem gosta de contato direto com a natureza, Paraty é uma ótima pedida! 83% de sua área é preservada por leis ambientais e, ainda, faz parte de unidades de conservação.

A cidade reúne 12 cachoeiras magníficas com águas cristalinas. Além disso, o local atrai inúmeros adeptos dos esportes radicais, pois possui muitas trilhas entre a natureza — e a maioria delas é de frente para o mar. Por esses e por outros motivos, Paraty é conhecida como o “paraíso do trekking”.

O que há no Centro Histórico de Paraty?

Muito do charme de Paraty, sem sombra de dúvidas, está atrelado ao seu Centro Histórico, repleto da arquitetura dos antigos casarões, com ruas de pedras do tempo colonial. Conhecer esse lugar é vivenciar e imaginar a história do Brasil.

O Centro Histórico é cheio de lojinhas de artesanato e ateliês de artistas locais, tudo isso rodeado de charmosíssimos bares e cafés. As mesinhas a céu aberto atraem os turistas, que desfrutam de apetitosos cardápios em frente às igrejas históricas.

No entanto, dar uma boa olhada na previsão do tempo em Paraty ​antes de ir para lá é a melhor decisão a se tomar. Afinal, nas épocas de maior quantidade de chuva, a região central pode alagar. 

Qual é a previsão do tempo em Paraty​?

Como o tempo é algo que não se pode prever com exatidão, fizemos uma lista das médias de temperatura e chuvas na cidade. Veja abaixo:

  • janeiro: 23°C / 30°C / 264 mm; 
  • fevereiro: 23°C / 30°C / 234 mm; 
  • março: 23°C / 30°C / 245 mm; 
  • abril: 21°C / 28°C / 160 mm; 
  • maio: 19°C / 26°C / 97 mm; 
  • junho: 17°C / 25°C / 67 mm;
  • julho: 17°C / 25°C / 74 mm; 
  • agosto: 17°C /25°C / 63 mm; 
  • setembro: 18°C / 25°C / 134 mm;
  • outubro: 19°C / 26°C / 177 mm; 
  • novembro: 20°C / 27°C / 203 mm; 
  • dezembro: 22°C / 29°C / 250 mm.

Não se esqueça de que o período entre abril e agosto é o mais seco; enquanto de dezembro a março são registrados os maiores índices de chuvas.

Paraty é uma cidade para todos os gostos, com atrações muito diversificadas. A única dúvida que pode surgir é quanto à melhor época do ano para visitá-la. Com isso, alinhe seu gosto com o clima da região e trace um roteiro imperdível!

Viajar é sempre magnífico. Você conhece novos lugares, novas pessoas e culturas diversas. Comece por Paraty e depois conheça o mundo. Gostou das nossas dicas? Despertamos sua curiosidade para conhecer esse município encantador?

Agora que já está por dentro d​a previsão do tempo em Paraty, é só se programar e preparar as malas. Se você tem alguma dica, deixe um comentário e compartilhe suas experiências!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.