Uma viagem de avião requer certo planejamento para evitar surpresas desagradáveis e imprevistos. Se for uma viagem internacional, os cuidados são ainda maiores.
Quando se viaja com crianças, é necessário prestar atenção em vários detalhes para que a viagem seja tranquila. A euforia aflora por estar em um ambiente diferente e você deve controlar os pequenos para que a viagem seja confortável para eles e para os demais passageiros.
Para evitar transtornos, enfatize que as instruções passadas pelos comissários devem ser seguidas e mantenha o controle da situação oferecendo brinquedos, livros, jogos eletrônicos e algumas guloseimas para prender atenção das crianças, principalmente em voos longos.
Para fazer uma viagem proveitosa, antes de tudo é preciso estudar o destino, verificando o clima, os hábitos e os costumes para não ter surpresas desagradáveis. Continue lendo e conheça algumas dicas para organizar sua viagem com segurança.
Escolha sua passagem
O primeiro passo para uma viagem de avião tranquila é verificar os horários disponíveis para o voo. Pesquise em várias companhias aéreas, porque o preço pode oscilar muito de uma para outra. Voos nos finais de semana, saindo na sexta e voltando no domingo, geralmente são mais caros.
Se puder optar por viajar durante a semana e fora de feriados, vai economizar. Fique de olho nos sites de promoções. Normalmente, as companhias aéreas fazem várias promoções durante o ano, mas preste atenção porque, muitas vezes, trocar de voo ou de data pode acarretar em multas. Datas festivas, como aniversários das cidades, também têm passagens promocionais.
Reservas com mais antecedência garantem preços menores. Se puder se planejar e marcar as férias um bom tempo antes, melhor. Seja flexível ao escolher o seu destino. Quer ir para o Nordeste, mas as passagens estão caras? Escolha um destino, entre os preferidos, cuja passagem seja um pouco mais barata. Marque suas férias para a baixa temporada. Se for impossível, evite as datas de grande fluxo, como aquela entre natal, Réveillon e Carnaval.
Participe dos programas de milhagem em várias companhias aéreas. As milhagens podem dar descontos incríveis e, dependendo, a passagem pode sair de graça. Alguns cartões de crédito oferecem milhas em cada compra. Vale a pena se você costuma viajar com certa frequência.
Prefira os voos noturnos, principalmente se a viagem ultrapassar cinco horas de duração, pois neste horário poderá ir dormindo. O ideal é fazer voos sem escalas ou conexões, para reduzir o tempo de viagem. Mas lembre-se de que voos diretos podem ser mais caros, e pese o que é mais importante: a comodidade de um voo tranquilo um pouco mais caro ou uma viagem mais longa, com conexões, sujeitas a mais estresse?
Saiba o que fazer no caso de problemas de pressão e enjoos
Devido às diferenças de pressão e temperatura, principalmente durante a decolagem e a aterrissagem, é comum crianças pequenas sentirem dores nos ouvidos. Evite o desconforto oferecendo a mamadeira ou a chupeta, já que os movimentos de sucção desobstruem os canais nos ouvidos. Para os maiores (apenas os que já estejam acostumados a mascar), dê balas mastigáveis ou chicletes, que têm o mesmo efeito.
Bocejar, engolir saliva ou mesmo aspirar o ar, segurá-lo por dois segundos e depois ir soltando aos poucos são procedimentos que ajudam a diminuir o desconforto. Para evitar enjoos, as poltronas do meio do avião são uma boa opção, porque são mais estáveis do que as do fundo. Sentar à janela e ir apreciando a paisagem também ameniza o desconforto.
Viagens para outros países que têm uma diferença grande de fuso horário podem causar ainda mais desconforto. Este efeito é conhecido como jetlag e causa sintomas como sonolência, irritabilidade, insônia, dor de cabeça e mal estar.
Para aliviar estes sintomas, alguns dias antes da viagem tente ir se adaptando ao horário, indo dormir uma hora mais cedo ou mais tarde, dependendo do destino.
No avião, evite comidas gordurosas e bebidas alcoólicas. Não use medicamentos como sedativos para dormir. Ao desembarcar, prefira descansar ou fazer poucas atividades no primeiro dia. Aos poucos, seu organismo vai se adaptar ao lugar.
Tenha roupas extras à mão
Leve uma mala de mão. Separe uma pequena bolsa para bagagem de mão, que deve ter uma muda de roupa completa (para o caso da mala se extraviar), documentos, dinheiro, máquina fotográfica, objetos de valor, remédios e receitas traduzidas (se for o caso), livros, jogos, tabletes ou outros jogos e um casaco.
Para quem viaja com crianças, não se esqueça do básico: fraldas, mamadeira e lenços umedecidos. Antes de fechar a mala, faça o check-list para ver se não se esqueceu de nada.
Escolha o assento
Reserve o assento pela internet, assim não correrá o risco de chegar ao aeroporto e ter poucas escolhas. As poltronas perto da saída de emergência oferecem mais espaço, mas são um pouco mais caras, se a viagem for mais longa, veja se compensa pagar um pouco a mais para ter mais conforto.
A maioria das companhias aéreas permite levar a cadeirinha do carro, caso a criança tenha assento próprio no avião. É bom também levar o carrinho do bebê, que é despachado junto com a bagagem.
A vantagem da poltrona no corredor é que você fica mais à vontade para levantar e esticar as pernas sem incomodar os outros passageiros. Se estiver viajando sozinho e quiser ficar longe do barulho das crianças, prefira as poltronas do meio do avião. Isso também vai garantir mais tranquilidade porque ficam longe da cozinha e do banheiro, onde a movimentação é grande.
Normalmente, as primeiras fileiras são reservadas para as crianças. Nelas, há mais espaço para esticar as pernas e também existe um balcão para apoiar o bercinho. A desvantagem é que essas poltronas não possuem braços móveis e, se for um bebê um pouco maior, pode ficar um tanto apertado.
A sua viagem de avião será ainda mais tranquila se chegar ao aeroporto com antecedência. Fique atento ao horário do voo e previna-se caso pegue horários de grande fluxo de carros para chegar ao aeroporto. Chegue uma hora e meia antes do check-in nos voos nacionais e duas horas nos internacionais. Em alta temporada, é necessário chegar com mais antecedência.
Não se esqueça de nenhum detalhe
Se tiver com crianças, quando for reservar, verifique se a empresa oferece algum brinquedo ou livro para a criança se distrair, mas já leve os dela para garantir. Algumas companhias aéreas internacionais e de primeira classe costumam fornecer uma necessaire para bebês com alguns itens básicos.
Em viagens internacionais, não se esqueça de verificar antes de comprar as passagens a necessidade de vistos e passaportes. Crianças também têm que tirar. Verifique nos consulados e na Polícia Federal os países que exigem vistos de entrada.
Antes de viajar com bebês, consulte o pediatra para ver se a criança já pode viajar de avião. As mães devem portar a certidão de nascimento ou o RG dos menores.
Menores de idade devem viajar com autorização do pai e da mãe, com firma reconhecida em cartório para viagens internacionais, caso a viagem seja com algum parente ou amigo. Se o menor estiver viajando somente com um dos pais, também precisará de autorização com firma reconhecida do outro (pai ou mãe).
Até 12 anos, os menores podem viajar dentro do Brasil e não precisam de autorização desde que estejam acompanhados pelos pais, tios, avós ou irmãos maiores de 18 anos. É necessário comprovar o parentesco. Maiores de 12 anos já podem viajar sozinhos desacompanhados.
Gostou das nossas dicas para viajar de avião? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!