Como planejar um roteiro de viagem?

como-planejar-um-roteiro-de-viagem

Arrumar as malas, comprar as passagens e providenciar os documentos são rotinas comuns para quem viaja. Para garantir que a viagem seja divertida e que traga ótimas lembranças, outro fator deve estar envolvido: o roteiro de viagem.

É por meio desse roteiro que você consegue definir o que ver, em quanto tempo e o quanto gastar, alcançando a experiência desejada. Embora, à primeira vista, passe a impressão de algo complicado, planejar um roteiro de viagem é mais simples do que parece.

Calcule o tempo disponível para a viagem

O tamanho do seu roteiro depende, entre outros fatores, do tempo disponível para a viagem. Se você for passar um final de semana no lugar e quiser menos agitação, então o roteiro deve ser mais enxuto.

Porém, se na mesma situação, você quiser ver o máximo possível de atrações, então o roteiro vai precisar ser bem minucioso e detalhado.

Quando o assunto é tempo disponível, você também deve considerar os deslocamentos. Dias que envolvem viagem de uma cidade para outra ou de um país para o outro são mais caóticos e possuem menos tempo disponível para explorar as atrações.

Estabeleça um orçamento desde já

Outra definição a ser feita é a do orçamento, já que isso permite um planejamento dos gastos. Com o orçamento definido, você consegue ter uma ideia de para onde viajar, quais atrações conhecer e durante quanto tempo se hospedar.

Na hora de colocar esses custos no papel é importante não se esquecer dos gastos considerados secundários. Se o hotel não oferece traslado do aeroporto, então você vai precisar desembolsar dinheiro. Se quiser fazer compras no local, esse é mais um gasto a ser levado em conta.

No geral, o melhor é separar o orçamento em três partes. Considere três gastos:

  • Com a viagem e com a hospedagem;
  • Com atrações, alimentação e compras;
  • Com deslocamentos e imprevistos em geral.

Fazendo isso, você consegue dimensionar o roteiro de maneira mais exata, garantindo que ele cabe no seu bolso.

Avalie locais e as suas atrações

Feito isso, é hora de começar a definir para onde ir, propriamente falando. Conhecendo o tempo e o orçamento disponível, avalie o seu local de interesse e qual tipo de hospedagem combina mais com você e sua família, por exemplo.

Também vale a pena pensar em visitar cidades e regiões próximas, se houver tempo disponível e caso você queira explorar o lugar de maneira mais intensa.

Para que a viagem seja divertida, você também deve pesquisar as atrações. Uma cidade litorânea pode oferecer muito mais do que a faixa de areia banhada pelo oceano e, quanto mais você conhecer essas atrações, melhor para a sua experiência.

Nesse momento, faça uma avaliação de pontos como:

  • Indicação para crianças;
  • Distância entre as atrações;
  • Valor de entrada das atrações;
  • Facilidade de acesso e
  • Segurança.

Com isso, fica mais fácil decidir quais atrações são mais indicadas para a família aproveitar.

Planeje a melhor época para viajar

Um ponto que merece atenção especial no seu roteiro de viagem é a época da viagem. Há lugares que são propícios para conhecer o ano inteiro, mas outros são bem marcados pela sazonalidade.

Alguns lugares com piscinas naturais no Brasil, por exemplo, não permitem o acesso de turistas em determinadas épocas do ano, devido ao perigo da maré alta. Da mesma forma, quem quer esquiar e decide fazer a viagem em pleno verão geralmente se frustra.

Por isso, busque informações do local e de suas atrações e confira quando é a alta temporada por lá. Se não quiser viajar nos meses de maior movimento, procure datas alternativas, que permitam explorar os passeios desejados sem inconveniências.

Faça um itinerário diário

Escolheu as atrações do lugar e o período do ano em que vai visitá-las? Pois agora é hora de organizar seus itinerários diários.

Essa atitude ajuda você a aproveitar melhor o tempo e garantir que nada fique de fora do seu roteiro de visitação. Basicamente, você deve definir onde todos da família estarão a cada dia. Em atrações e passeios que tenham hora marcada, é importante pensar nos prazos para acordar, sair do hotel e chegar ao local.

Você também deve levar em conta a distância entre as atrações em um mesmo dia. Por isso, é melhor agrupar atrações que sejam próximas, ainda que diferentes entre si, para o mesmo dia.

Contrate uma agência de viagens com antecedência

Todo o processo de montar um roteiro de viagem fica muito mais fácil quando você tem ajuda. Se for assistência profissional, melhor ainda.

Por isso, considere a possibilidade de contratar uma agência de viagens com antecedência. É possível escolher pacotes fechados com passeios temáticos ou completos sobre o lugar. Em alguns casos, também há a possibilidade de fazer a contratação de atrações de maneira independente.

O grande benefício dessa contratação é que você precisa se preocupar menos com o planejamento em si, aproveitando a viagem com mais tranquilidade e segurança.

Monte um plano alternativo

Mesmo com toda a preparação, as coisas podem sair do previsto em uma viagem. A chuva cai bem na hora do passeio ao ar livre, um prédio entra em obras antes que fosse possível visitá-lo ou, simplesmente, o dia anterior acaba com toda a disposição para sair no dia seguinte.

Como isso faz parte de qualquer viagem, é importante ter sempre um plano B. Isso serve, inclusive, para atrasos, caminhos interditados, conexões perdidas e assim por diante.

Mesmo que o seu plano não seja colocado em prática, ao ter uma versão alternativa, você garante que ninguém vai ficar sem diversão durante a viagem.

Tenha flexibilidade em seu roteiro de viagem

Por mais que fazer um roteiro de viagem seja importante, você não precisa se prender apenas ao que planejou, e nem deve se obrigar a fazer tudo.

Por isso, é importante considerar ter alguma flexibilidade, para que a viagem seja ainda melhor. Em vez de comprar ingresso para todas as atrações, por exemplo, prefira comprar somente daquelas que realmente esgotam com facilidade.

Procure não comprometer todos os horários dos dias de viagem, deixando alguns espaços livres para esticar mais em um local ou visitar novamente uma mesma atração.

Colocando essas dicas em prática, seu roteiro de viagem vai ser completo e ideal para dias de diversão e ótimas experiências em um lugar diferente.

Você conhece outras pessoas que também gostam de viajar? Então, que tal compartilhar esse post nas redes sociais para que também conheçam essas dicas?

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.