Como chegar em Morro de São Paulo? Aprenda a planejar sua viagem

A ilha de Morro de São Paulo, no litoral da Bahia, é um dos paraísos do Nordeste brasileiro. Localizada na Costa do Dendê, a 248 km de Salvador, oferece aos visitantes praias de águas cristalinas, muita natureza preservada, um pouco de aventura e baladas disputadas.

Nessas terras baianas habitam apenas 6 mil moradores e carros particulares não circulam por lá. É preciso caminhar, mas vale a pena, afinal, desbravar esse local não será uma tarefa árdua. O pequeno vilarejo conta boas opções hoteleiras e de passeios, tudo com certo charme rústico.

Ficou com vontade de viajar para esse destino incrível? Então continue a leitura e saiba como chegar em Morro de São Paulo, entre outras informações úteis.

Como chegar em Morro de São Paulo?

Atualmente, existem algumas maneiras para chegar em Morro de São Paulo. Porém, é preciso um pouco disposição para enfrentar mar aberto, e o recomendado é não levar muita bagagem para facilitar os traslados.

Para quem deseja mais comodidade, contar com o apoio de uma agência de viagens com experiência na área ajudará muito a tornar o processo mais tranquilo.

A seguir, apresentaremos os meios de transporte mais comuns para chegar à ilha.

Pelo mar

Do Terminal Marítimo de Salvador partem catamarãs e lanchas que vão direto para o píer de Morro de São Paulo, que fica no centrinho. Leva em torno de duas horas e meia para chegar. Dependendo das condições do mar, pode ser que leve um pouco mais de tempo. As embarcações maiores balançam menos e são mais indicadas para quem sente enjoos no mar.

Pelo mar e terra

Opção para quem não gosta de passar muito tempo no mar é fazer parte da travessia por terra, porém, esse modo é mais demorado.

Em Salvador, no Terminal São Joaquim, pegue um ferry boat ou barco em direção ao terminal Bom Despacho na Ilha de Itaparica.

Depois, o roteiro é feito por van, ônibus ou taxi até a cidade de Valença. Desembarque um ponto antes do cais, do contrário será apenas na rodoviária e nesse caso precisará pegar um táxi para retornar ao cais. De lá, há lanchas que vão direto para o píer de Morro de São Paulo.

De avião

Alternativa mais rápida, cômoda e também mais cara. Há empresas de táxi-aéreo que fazem a rota Salvador – Morro de São Paulo em pequenos aviões. Em média, são 25 minutos de viagem.

Quando é a melhor época?

Como todo destino nordestino, o sol brilha forte o ano inteiro em Morro de São Paulo, ou seja, sempre vai dar praia. Porém, algumas recomendações podem ser valiosas para ajudar a decidir a melhor época para viajar.

O verão é a alta temporada. Desde o mês de novembro até o carnaval, a ilha fica cheia de turistas vindos de todas as partes do Brasil e do mundo. Esse período é indicado para quem gosta de agito e badalação. Também é nesses meses que ocorrem mais festas, então para quem curte realmente o burburinho essa é a melhor época.

Já para ter mais sossego e não disputar lugar com muita gente, o ideal é ir na baixa temporada — fora desse período que comentamos e também nas férias de meio de ano. Nos meses de maio, junho e julho é quando costuma ocorrer mais chuvas.

O que fazer em Morro de São Paulo?

Morro de São Paulo é um destino vibrante e repleto de atrações para entreter os turistas. As praias são as grandes estrelas locais, mas também é possível curtir um lindo pôr do sol e descer de tirolesa. Veja a seguir algumas dicas!

Aproveite da primeira à quarta praia

A primeira praia é a que reúne mais atrações. Apesar de pequena, há muitos hotéis e pousadas e também é a mais perto do centrinho. Por lá é possível andar de banana boat ou esqui, quando a maré está mais agitada é o ponto preferido por quem gosta de surfar.

Já a segunda praia é a mais badalada de Morro de São Paulo — enquanto o sol brilha, sua larga faixa de areia fica repleta de barracas e pessoas tomando sol. Quando a noite cai, a programação fica por conta dos diversos restaurantes — o difícil é escolher apenas um. Além disso, durante alguns dias da semana ocorrem luaus na areia.

A terceira praia é pequenina, cerca de 800 metros. Logo em frente a ela, está a Ilha de Caitá — quem desejar pode alugar um caiaque para visitá-la.

Por fim, a quarta praia é um típico cenário baiano, sossegada, mais isolada, com águas tranquilas e muitos coqueiros. Quando a maré baixa, surgem as piscinas naturais, que estão entre as melhores atrações da ilha

Conheça o Farol do Morro de São Paulo

Construído no século XIX, o Farol está localizado em meio à mata. Para chegar até ele é preciso vencer 120 degraus e um pouco de caminhada. Já no alto, além de encontrar a imponente construção, há também um mirante que proporciona uma vista maravilhosa da região.

Ao olhar para baixo verá a bela praia do Forte; já ao fundo encontra-se a cidade de Salvador. Esse é um passeio contemplativo que vale a pena ser feito.

Desça de Tirolesa

Além de observar a paisagem no morro do Farol, é de lá que parte a tirolesa com mais de 300 metros de comprimento. É uma atração que envolve a adrenalina da descida preso a uma corda, com a emoção de se estar em contato com o mar em poucos segundos. Se tiver coragem, é um belo passeio!

Acompanhe o pôr do sol da Toca do Morcego

Esse é o melhor lugar para ver o sol se despedir de cada dia. Na Toca do Morcego é cobrado um ingresso para os turistas, porém há boa organização. Os visitantes recebem almofadas e esteiras para se acomodarem confortavelmente, e é possível comprar alguns petiscos e bebidas no local.

Depois de estar devidamente instalado, é só acompanhar o espetáculo que vem diretamente do céu e impressiona a todos por sua beleza.

Agora que você já sabe como chegar em Morro de São Paulo e conhece um pouco das atrações, aproveite para entrar em contato com a Exclusivos e conhecer as nossas opções para visitar essa bela ilha!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.