Se tem uma coisa que não falta, é um bom destino de viagem: são mais de 200 países, mais de 5 mil municípios brasileiros, milhares de culturas, línguas e costumes espalhados. Esse é mais ou menos o panorama do mundo de viagens, dando a você muitas opções para viajar.
Como não dá para fazer tudo de uma só vez, é melhor pensar com cuidado qual vai ser o próximo local onde você terá uma experiência incrível de viagem. Mas pensar demais, com tantas opções, pode fazer com que você termine indo para lugar nenhum.
Não sabe por onde começar? Então veja a seguir como escolher corretamente o seu próximo destino de viagem!
Monte um orçamento
Viajar exige alguma preparação financeira, então você pode começar pensando no orçamento. Avalie quais são as suas possibilidades financeiras e veja de quanto você dispõe para gastar com a viagem.
Depois, divida esse dinheiro em três categorias: hospedagem, passagens e atrações, comida e compras. Há lugares para os quais a passagem é mais cara, mas que o custo de consumo é muito barato devido ao câmbio. Por outro lado, há locais em que a passagem é bem baratinha, mas você vai gastar um bom dinheiro com o resto.
Assim, o ideal é definir o que é prioridade para você e dividir os recursos de acordo com as suas vontades. Quanto maior e mais equilibrado for o orçamento, mais possibilidades você tem!
Pense na data de partida
Se você quer esquiar em algum lugar da Europa, não adianta aparecer por lá em julho, que é o ápice do verão. Da mesma forma, ir na época de temperaturas mais baixas ou de chuva para um litoral pode melar a sua viagem.
Por isso, o ideal é você também pensar em qual é a sua data de partida. Considere questões como condições climáticas e fluxo de pessoas no local para onde você pretende ir.
Ao final, você deve escolher aqueles que estejam em sua melhor época exatamente na data da sua partida. Dessa forma, você aproveita muitas atrações — e isso nem sempre significa a alta temporada.
Defina a duração da viagem
Já sabe a data de ida da viagem? Então agora é hora de pensar na data de volta, ou seja, de avaliar qual vai ser a duração da viagem. Isso, inclusive, está diretamente relacionado ao orçamento, já que viagens mais longas também são mais caras.
Se você pretende passar apenas alguns dias no local, escolher opções de fácil acesso, com boa estrutura de transportes e muitas atrações otimiza o seu tempo. Já se você quiser passar um ou dois meses, por exemplo, vale a pena sair dos centros e escolher um local mais em conta.
Só não se esqueça de que, para viagens mais longas e que sejam internacionais, em muitos casos você vai precisar de vistos especiais de permanência temporária.
Avalie as atrações do destino de viagem
Viajar serve para se divertir, conhecer novas pessoas e abraçar novas culturas, certo? Por isso, pense no que o seu destino tem a oferecer. Nem só de Torre Eiffel ou da Estátua da Liberdade vivem as atrações do mundo e há locais incríveis que você pode conhecer.
Mas, afinal, o que é uma atração ideal? Isso depende do seu objetivo de viagem. Se você quer fazer compras baratas, ir para locais conhecidos por seus outlets é o caminho.
Já se você quiser voltar para casa com a pele bronzeada, locais com praias, rios e cachoeiras devem ser a opção. É uma pessoa aventureira? Então destinos especializados em atrações radicais são perfeitos para você.
Escolha o tipo de hospedagem
Embora muita gente defina o tipo de hospedagem depois de decidir o destino de viagem, se você estiver sofrendo com a indecisão esse pode ser um bom ponto de partida. Pode ser que você faça questão de se hospedar em um hotel estilo resort e cheio de comodidades. Nesse caso vai precisar escolher um destino mais turístico.
Já se você quer ter uma experiência diferente, como ficar em pousadas mais familiares, opções de destino pouco comuns ou exploradas são boas pedidas. Tudo é uma questão de estrutura do lugar e você tem que pensar nisso para fazer uma boa escolha. Para não errar, o tipo de hospedagem deve ter a ver tanto com a duração da viagem quanto com o orçamento disponível.
Busque referências e indicações
É bem provável que você já tenha visto um vídeo, uma foto ou um relato de um lugar e se encantado com esse destino. Nesse caso, você pode usar isso como base para escolher para onde ir. Para não errar, capriche nas referências e indicações.
Com a internet, você está a apenas alguns cliques de distância de sites e blogs especializados com várias indicações, informações de como chegar, onde comer e onde ficar. Só com isso já dá para montar um roteiro e tanto para momentos inesquecíveis.
Caso tenha amigos ou familiares que também gostam de viajar, converse sobre o assunto, pergunte a eles como foram suas experiências e peça recomendações. Se os destinos tiverem a ver com todos os fatores anteriores, pode ser uma excelente pedida.
Aproveite as oportunidades e promoções
A verdade é que nem sempre tudo sai como o nosso plano e, no caso de escolher um destino de viagem, isso pode ser muito bom.
O motivo? É simples: imagine encontrar um pacote de viagem incrível por um preço melhor ainda, mas que é para um lugar que você nunca considerou ser possível ir. Nesse caso, se as datas coincidem e seu orçamento permite, por que não aproveitar a oportunidade?
O mesmo vale para quando um conhecido vai viajar ou quando um parente ou amigo se muda para um lugar distante e incrível. Assim, a sua escolha pode ter uma ajuda do acaso ao dar oportunidades incríveis.
Para escolher o seu próximo destino de viagem vale a pena considerar desde questões como o orçamento, o período e o tempo de viagem até indicações, recomendações e oportunidades inesperadas! Ao encontrar um lugar que atenda a todas essas exigências, é só arrumar as malas e partir rumo a uma nova aventura!
Conseguimos te ajudar a decidir? Quais são os seus próximos planos? Já tem algum destino de viagem definido? Deixe um comentário aqui embaixo, contando pra gente!