Praia de Pipa

KODAK Digital Still Camera

Nas águas límpidas do oceano atlântico quero me banhar, na companhia de golfinhos eu vou nadar, quero ver as tartarugas marinhas na areia branquinha da praia, irei deitar ao lado delas, quem sabe assim, a minha tão pequena existência se engrandeça junto a delas.  Ainda deitada contemplo as imponentes falésias, cobertas pela mata atlântica. Isso é Pipa. É Rio Grande do Norte. É Brasil!

 

Sem dúvidas é uma das mais belas praias do Brasil. Pipa reúne todos os requisitos para entorpecer os sentidos de qualquer visitante. Você será bombardeado com tanta beleza tropical.

 

A região possui um santuário Ecológico, habitat de numerosas espécies de animais, especialmente de Tartarugas e Golfinhos.  É uma área preservada da Mata Atlântica, que cobre dunas litorâneas, com fauna e flora nativas. Quem busca aventura na natureza, e curte o mantra de que é necessário estimular a valorização, compreensão, e proteção das plantas e da fauna do litoral do nordeste, a praia da Pipa é o seu lugar.

 

O nome de Pipa foi dado pelos portugueses. Ao navegarem pela região em busca de pau brasil, avistaram uma pedra que lembrava um formato de uma pipa. Pipa, em Portugal, é a denominação mais usual para barril de vinho ou de azeite.

 

A praia ganhou destaque no final da década de 70, quando foi descoberta por surfistas. Pipa possui as condições perfeitas para a prática deste esporte, graças a qualidade das suas ondas e ventos constantes. A beleza de todo o seu ambiente, protegido por coqueiros, com lagos, dunas e piscinas naturais, formadas entre os recifes de coral, fazem de Pipa o principal símbolo do município.

 

A Praia da Pipa é  o principal balneário do Litoral Sul do estado, que inclui ainda, praias como Ponta do Madeiro e Praia do Amor. Pipa está localizada no município de Tibau do Sul, a 85 km de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte.

KODAK Digital Still Camera

Grande parte da orla de Pipa e Tibau do Sul é Área de Proteção Ambiental (APA), e está sob a  responsabilidade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema-RN). O município foi também escolhido para ser um dos pilotos do Projeto Orla. Em 98 a comunidade se organizou e fundou o NEP (Núcleo Ecológico da Pipa) para atuar na região com a difusão da informação ambiental.

KODAK Digital Still Camera

A região é frequentada por turistas o ano inteiro, e atende as necessidades de todos os públicos. Jovens que procuram por um point de agitação, Pipa não deixa a desejar em nada,  a vila possui várias boates e luais, em sua maioria, aberto ao público, que viram a noite. Para aqueles que preferem mais sossego com a família, também ficarão muito bem servidos. Há muitas opções de  passeios, esportes, bons restaurantes com uma culinária de dar água na boca. Hoje em dia, Tibau do Sul, mais precisamente o Distrito de Pipa, é uma das referências turísticas mais importantes de todo o nordeste brasileiro.

 

Preparamos uma programação imperdível para vocês! Com direito a passeio de lancha pela costa de Pipa, com parada estratégica na Baía dos Golfinhos, para banho na companhia mais que agradável de golfinhos. Não é sensacional?! São muitas as emoções que esperam por vocês. Que tal um passeio de carro 4×4, pelo litoral? Fazendo um tour por todas as praias vizinhas de Pipa?  E no meio do caminho uma parada para se refrescar nas piscinas naturais. Vocês sabiam que o pôr-do-sol da Lagoa de Guaraíras é o mais bonito do Rio Grande do Norte?

 

Vamos explorar a região…

As quatro principais praias da região – Praia do Amor, Praia da Pipa, Baía dos Golfinhos e Praia do Madeiro.

 

Praia da Pipa – É a principal praia na qual você encontrará a maioria dos bares e restaurantes. Os passeios de barco partem da extremidade norte da praia. É também beneficiada com acesso direto a partir da aldeia, sem ter de passar por falésias (forma geográfica litoral, caracterizada por um abrupto encontro da terra com o mar). Aqui você encontrará águas tranqüilas e por essa razão é a mais indicada para as famílias.

 

Praia do Amor – O foco aqui é o “surf” e o “relax”. A maioria das pessoas freqüenta a extremidade norte da praia, com vista para o Chapadão. As ondas são perfeitas para o surf, mas a forte correnteza significa que mais cuidado deve ser tomado e, portanto, a praia é inadequada para crianças. O acesso se dá através de degraus de pedra talhada num penhasco ou por um caminho menor pelo mar desde a Praia de Pipa, mas com algumas rochas ao longo do trajeto. A baía tem uma ligeira forma de coração e por esse motivo é conhecida pelo nome de Praia do Amor.

 

Baía dos Golfinhos/Praia do Curral – É a mais tranqüila das 4 praias e lar de golfinhos que podem ser vistos aqui, diariamente. É acessível somente através da Praia de Pipa, pois não existe acesso pelo penhasco já que seu topo é uma reserva ecológica. As extremidades da praia são constituídas por rochas vulcânicas, que devem ser evitadas. Embora pouca gente caminhe entre a Praia dos Golfinhos e a Praia do Madeiro, não é aconselhável para pessoas sem preparo físico, pois é um caminho mais longo e rochoso do que da Praia de Pipa.

 

Praia do Madeiro – Algumas pessoas afirmam que esta é a mais bela das 4 praias. Possivelmente porque combina os elementos de todas as outras. Tem o cenário lindíssimo com grande penhasco coberto pela Mata Atlântica, que faz dela bastante distinta das Praias de Golfinhos e de Pipa. Madeiro tem inúmeras palmeiras e oferece oportunidades para a prática do surf semelhantes às da Praia do Amor e um excelente serviço na praia que oferece de tudo, a começar por caipirinha de coco.

 

Praia de Cacimbinhas – Localizada na extremidade da Praia do Madeiro é um ótimo lugar para curtir o surf na areia (melhor após as 15 horas). No outro lado da Praia de Pipa, há o santuário das tartarugas situado entre a Praia do Amor e a Praia das Minas – um longo trecho plano de praia em direção à Sibaúma. Como alternativa pode-se relaxar em Tibau do Sul que é também um bom lugar para a natação.

 

Santuário Ecológico de Pipa – O Santuário Ecológico de Pipa é a maior área de conservação ambiental da Mata Atlântica de toda a região nordeste do Brasil. Tem uma extensão de 120 hectares, e em seu interior existem várias rotas que nos levam à seus lugares mais admirados, suas praias e os excelentes mirantes desde onde se pode observar os golfinhos e as tartarugas marinhas que habitam em toda zona.

 

Mirante do Chapadão –  O Mirante do Chapadão é um dos principais cartões postais do município. Possui uma vista espetacular de todo o litoral, especialmente da Praia do Amor e a Praias das Minas.

 

Mirante de Barra de Tabatinga –  O Mirante de Barra de Tabatinga situa-se na Praia da Pipa e é um dos principais mirantes que existem na extensão de todo o litoral para observar os maravilhosos golfinhos que habitam a zona.

 

Canal de Guaraíras –  O Canal de Guaraíras une a Lagoa de Guaraíras com o Oceano Atlântico. Destaca-se por suas águas coloridas.

 

Lagoa de Guaraíras – A Lagoa de Guaraíras  é um braço de mar. Todo o seu entorno  é cheio de manguezais, e habitat de numerosas espécies de animais, destacando o famoso Peixe-Boi. Além disso, o lugar recebeu o título de possuir o mais belo Pôr-do-Sol da região.

KODAK Digital Still Camera

 

 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.